11 de novembro de 2010

Motivar para reter


Olá para todos! Boa noite!

Depois de uma bateria de ótimas palestras, muito ensinamento e inspiração na HSM Expo Management nestes 3 últimos dias, parei para refletir sobre tudo que foi dito e apresentado nas palestras que participei e cheguei a conclusão que as pessoas são o grande desafio atual das organizações.

Os talentos estão aí, ansiosos por resultados, querendo galgar novas posições, sedentos por novos desafios e o grande desafio é manter estas pessoas nas empresas. Não apenas mantê-las por mantê-las, mas motivadas e rendendo o seu máximo!

Será que o setor de Recursos Humanos das empresas está realmente preparado para tanta sede de inovação e resultados da tal "Geração Y"? Será que se assustam com a rapidez com que as coisas acontecem, com as idéias, propostas e desprendimento destes tais profissionais?

Em sua palestra de ontem, Célia Marcondes Ferraz da ESPM colocou em pauta a tendência do mercado, que é de passar por uma escassez de talentos e se o desafio de reter já é preocupante, como será se isso se intensificar?

Qual a motivação de cada colaborador? Simplesmente ter seu salário no final do mês para satisfazer um sonho ou um prazer? Ou a procura por deixar um legado, ter uma missão, um propósito que contribua com a sociedade e com a formação de pessoas melhores? E o mais importante, que sua realização pessoal esteja alinhada perfeitamente com a missão da empresa e com o trabalho que desenvolve nela! Que desafio destes gestores!

O próprio Philip Kotler em sua palestra no dia 10/11 deixou muito claro que empresas de sucesso tem funcionários motivados, alinhados e participantes dos interesses da empresa e que o cuidar destes que fazem o sucesso das companhias é o segredo para o sucesso! E que cuidar do coração das pessoas é a chave para um bom trabalho, não basta cuidar apenas da mente!

As empresas (que ainda não cuidam, pois sabemos que existem empresas excelentes para se trabalhar, como mostrado na pesquisa Great Place to Work) precisam se apressar em moldar-se aos profissionais que fazem o sucesso das empresas, pois cada vez mais percebo que os profissionais tem se apressado em procurar conhecimento, trocar informações e estão sempre em busca de serem melhores e nem todas as companhias tem acompanhado isso! Estão alheias e perdem seus preciosos diferentes, que muitas vezes são tratados como iguais!

Nem sistemas, nem formas de gerenciamento..... arrisco-me a dizer que o maior desafio atual das empresas é motivar para reter!

Até mais,
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitados