13 de dezembro de 2011

Há tempo para tudo...


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer;
Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar;
Tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir;
Tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras;
Tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder;
Tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser;
Tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar;
Tempo de guerra, e tempo de paz.
(Eclesiastes 3:1-8)


Lendo este texto, após uma perda de uma pessoa muito querida em minha família, pude pensar que as coisas não são fixas, rígidas e não mantém sua forma inicial o tempo todo. Isso serve para um sentimento, um sofrimento, um emprego, uma amizade........serve para tudo.

Me atrevo a fazer uma análise das palavras acima com meu entendimento.....Existe tempo para tudo.... que sábio isso.... e este texto tem uma dimensão muito maior do que simplesmente parece. Quando dizemos que existe tempo para tudo, o sentimento que deve tomar conta de nós é a Paz...... Paz de saber que a sensação do momento pode não ser excelente, mas vai melhorar, Paz de entender e aceitar que nem sempre seremos aceitos como somos, nos julgarão sem mesmo nos conhecer, não nos reconhecerão por nosso esforço, mas pelas roupas que usamos, pela marca que usamos e pelo valor agregado de toda essa parafernalha material.... uma pena.

Mas...... o maravilhoso é saber que existe tempo para tudo. Tempo de plantar e tempo de arrancar..... fantástico.

Da mesma forma, passamos pela vida e vamos passar por todos estes momentos citados, controversos mas complementares..... e precisamos ser sábios e estar sempre atentos para receber e aceitar tudo isso.

Teremos tempo de guerra e tempo de paz, não é? Porque ficaremos calados aceitando coisas que não aceitamos? Porque seremos coniventes com situações e pessoas que não nos agregam? Porque participaremos da ilusão de pessoas que acreditam ser inteligentes e na verdade estão tapando o sol com a peneira?

Confundimos muitas vezes o fato de “ser bom” com “ser bobo”..... e pelo menos para mim esta diferença é complexa e bem próxima..... e só vamos parar de ficar doentes por causa dos outros quando entendermos que existe tempo para tudo. Não precisamos ser rígidos como uma pedra, 100% de uma forma ou de outra, sempre desta forma....assinarmos um tratado e nunca sairmos desta linha... quem nos disse isso? Muitos dos nossos sofrimentos são causados por isso, pois não somos maleáveis com as situações em nossa vida, não entendemos que “existe tempo para tudo” e enquanto alguns querem que o mundo acabe em barrancos para morrerem calmamente encostados, nós ficamos com uma gastrite que não vale a pena (Como disse certa vez Cazuza).

Uma grande mistura de sentimentos diante de uma perda, mas um grande aprendizado........ “existe tempo para tudo.....tempo de estar calado e tempo de falar”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitados