15 de maio de 2012



As jabuticabas


Esta foto foi tirada na última exposição de Bonsai que aconteceu no Jardim Botânico agora no mês de maio. Sim, é um Bonsai...Incrível, não?



Incrivel mesmo, é como nossa paciência é curta...rs
É como se comprássemos uma jabuticabeira hoje,  e já esperássemos acordar amanhã e ver uma linda e ofuscante jabuticaba pretinha e bela alí, pronta!

Gosto destas mini-árvores porque toda vez que olho para elas, me lembro de como minha paciência precisa ser expandida, evoluída.... trabalhada, assim como os galhos e folhas do Bonsai, para que futuramente fique uma bela árvore digna de ganhar prêmios.

Muitas pessoas compram os Bonsais nas exposições porque acham uns "mimos" mas cuidado mesmo, diário, as pessoas não tem! Depois de alguns meses, a planta já sentiu o descuido. Está fraca e não consegue evoluir e grande parte das vezes, morre. Outro dia assisti uma entrevista de um mestre em Bonsais que admiro muito, Márcio Augusto Azevedo da Bonsai Kai, e ele disse que a maioria das plantas morre por falta de água! Incrível não? Mas... colocar água todos os dias, colocar no local certo para tomar a quantidade de sol exigida, aramar e tirar os arames na época certa não é fácil! Irá exigir empenho, compromisso e principalmente paciência.

Esperar o tempo que é necessário esperar... parece maluco, mas me pego muitas vezes querendo adiantar coisas que precisam ser "esperadas". Não "esperamos", ficamos angustiados querendo prever o que virá, adiantando os fatos que ainda não foram "aguardados"..... e demoramos mais tempo ainda para aprender, entender e assimilar, afinal, o tempo que era destinado a espera foi de qualquer outra coisa, menos de espera!

É como comprar um Bonsai sem maiores informações sobre a espécie, fazer uma poda incrivelmente "nova" que vc acabou de inventar e depois descobrir que esta espécie é a que menos cresce e que deve-se podar apenas duas vezes ao ano..... portanto seu Bonsai vai ficar "descabelado" por um bom tempo, para que você possa olhá-lo diariamente e lembrar por no mínimo um ano que vc "podou na hora errada"!

Dê tempo ao tempo, e principalmente, dê tempo para você!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitados