19 de maio de 2013

Foco?


Ponto ou espaço onde se concentra um feixe de luz; Ponto situado no eixo da parábola, distante do vértice um quarto do parâmetro; Ponto no interior da hipérbole, tão distante do centro quanto vai deste ao ponto em que a assimptota é cortada pela tangente que sai do vértice da hipérbole; Ajustar um sistema óptico para se obter uma imagem mais nítida; Concentrar ou concentrar-se; (Fonte: Dicionário Priberan Lingua Portuguesa).

Afinal de contas, o que é foco? Qual é o seu foco?

Algumas vez você conseguiu tirar uma foto fantástica deixando um terceiro ajustar o foco para você sem que ele mesmo estivesse olhando no visor da máquina? Justamente. Porque cargas d'água deixamos então as pessoas dominarem e ditarem o foco de nossa vida?

Nosso foco é fixo? É constantemente modificado? É abalado? Ou é firme como essa grama aí acima, que resistiu ao corte das demais a sua volta?

Além das definições acima encontradas no dicionário, posso citar diversas abordagens de foco. Qual seu foco de vida? Qual seu foco no trabalho? O dinheiro é seu foco? Seus bens são seu foco? Sua soberba é seu foco? Cuidado. Subir em uma cadeira com as pernas moles para pegar algo em cima da geladeira pode acabar em acidente. Nada instável poderá te fornecer estabilidade e segurança.

Da mesma forma que aquele terceiro ajustar o foco da sua máquina sem olhar no visor será sinônimo de uma foto fora de foco, deixar que os acontecimentos externos ditem seu humor, seu mal estar, seu prazer, seu estado de espírito é o mesmo que pedir e permitir que um estranho tome decisões para a sua vida.

Acredito que muitas pessoas passam a vida tentando ajustar seu foco e sinceramente só passam mesmo, pois quando se dão conta que o foco nunca esteve bom, não existe mais tempo, não existe mais habilidade. Mais incrível mesmo é imaginar que muitas vezes para acertar seu foco você precisa se colocar de fora, olhando você mesmo sem segredos, sem máscaras, sem mentiras, sem melindres. Mas, só você poderá fazer isso, mais ninguém.

Fantástico então é imaginar que você ainda pode ter alguém ao seu lado, para estar realmente ao seu lado (nem á frente nem atrás), e esse alguém poderá ajustar seu foco bem próximo do seu, e neste momento vocês viveram uma verdadeira sintonia. Mas lembre-se, é impossível existir sintonia se seu foco não for ajustado por você.

Arrisco-me a dizer que nosso foco está onde se encontra o nosso coração. Onde está de fato o nosso coração?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitados